Muitos de vocês sequer sabia da existência deste belo animal que mostrarei a seguir, mas nem tudo são flores na vida deste animalzinho. O pangolim é um mamífero, encontrado na região da Ásia e África onde são encontrados oito espécies distribuídas nos dois continentes.
Sua principal alimentação consiste em formigas e cupins. Eles possuem patas extremamente fortes e garras especializadas que servem para abrir caminho no cupinzeiro e formigueiro, projetando sua língua nos tuneis expostos onde os insetos ficam grudados.O modo de vida desses animais contribui para sua proteção de predadores e caçadores. Eles possuem hábitos noturnos, o que dificulta o monitoramento para se conhecer melhor seu modo de vida.
O pangolim possui o corpo coberto por escamas que são fibras de colágeno unidas às partes rígidas do corpo, tornando-o um animal muito resistente. Pelo fato do seu corpo ser recoberto por escamas, muitos o chamam de tamanduá escamoso, embora os dois não sejam da mesma espécie.
Um fato curioso é que o pangolim surgiu a 50 milhões de anos atrás, um fóssil de seu ancestral desta época nos mostra que o pangolim não sofreu nenhuma modificação, a chave para esse sucesso se deve ao fato dos insetos que servem como sua base alimentar, também terem tido poucas modificações.
Ao se sentirem ameaçados, enrolam-se completamente, colocando as patas dianteiras sobre a cabeça e expondo suas escamas, protegendo-se de predadores.A fêmea do pangolim dá a luz a um único filhote.Quando nascem eles já possuem escamas que começam a se enrijecer a parti do segundo dia de vida.
Infelizmente é o animal mais traficado do mundo, estando ameaçado de extinção devido a caça ilegal.
Bom pessoal chegamos ao final de mais uma matéria espero que tenham gostado.
As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes: