Translate

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O animal planta !

Autor : Ygor Tiago

Revisão final : Fabiana Rocha


Com uma aparência remetendo a uma planta aquática, o lírio do mar(Tropiometra carinata) está entre os animais mais belo já visto dentro e fora d’água.  Estes possuem uma variedade de cores indo do amarelo, vermelho até rosa.


O lírio do mar possui um pequeno corpo em forma de cálice com cinco braços que se apoia numa estrutura em forma de haste, conhecida como pedúnculo. Dos braços se estendem pequenos apêndices laterais, formando uma estrutura que se assemelha a uma pena, que são utilizados na captura de pequenas partículas em suspensão para sua alimentação.


O lírio do mar é normalmente encontrado fixado pelo pedúnculo a superfícies rígidas em pequenas profundidades, evitando a colisão com as ondas, onde poderia arrancá-los da superfície que está fixado.

Diferentemente das estrelas e ouriços do mar que tem a boca voltada para baixo o lírio do mar possui sua boca voltada para cima, característica essa que o diferencia de outros equinodermos. O lírio do mar  é um animal ameaçado de extinção devido ao alto nível de poluição das águas e de sua retirada para enfeitar aquários.



As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/filo-equinodermata/lirio-do-mar.php

http://mundomarinhobr.blogspot.com.br/2011/11/lirios-do-mar.html

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Pé de ferro !

Autor : Ygor Tiago

Revisão final : Fabiana Rocha

Parece cena de filme alienígena, mas acredite, das profundas fontes hidrotermais de Kairei a quatro mil metros abaixo da superfície do Oceano Índico, alguns cientistas descobriram um molusco (Gastrópode), que possui uma concha jamais vista em nenhum animal.


O Chrysomallon squamiferum popularmente conhecido como caramujo de ferro ou caramujo de pé escamoso possui uma concha de 3 camadas sendo que a mais externa é composta de minerais de sulfeto de ferro. Os cientistas tentaram entender como a incorporação desse mineral na fabricação da concha ajudaria o caramujo, e acabaram  encontrando alguns predadores na mesma área do molusco. Os Caranguejos do mar costumam agarrar os gastrópodes com as garras e tentar perfurar suas conchas ou espremê-los, às vezes por dias, até que as conchas dos moluscos se quebrem.



O animal inteiro é coberto de composto de ferro, principalmente a pirita, também conhecido como "Ouro de tolo" e greigite. Como greigite é magnético, o animal passa a  gruda com os ímãs.




Logo a presença do sulfeto de ferro na concha do nosso amigo o transforma em um verdadeiro molusco de ferro!




A armadura do caramujo é tão eficaz que o exército da américa está financiando estudos com o intuito de desenvolver projetos inspirados na concha do caramujo para novas armaduras militares.





As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes:


http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=super-concha-molusco-inspira-novos-materiais-mais-resistentes#.V-QSIygrLIU
http://www.magnusmundi.com/o-caramujo-de-ferro/
https://edukavita.blogspot.com.br/2015/07/gastropodes-escamosa-pe-o-caracol-com.html

domingo, 25 de setembro de 2016

Louva deus


   O louva deus é um inseto de distribuição bem ampla podendo ser encontrado na maioria dos jardins, principalmente em áreas rurais. Existem cerca de 2400 espécies de louva deus espalhadas pelo mundo Se você já se perguntou o porquê deste nome sua dúvida acaba agora. Seu nome popular se originou da sua posição de repouso onde a parte anterior do corpo está levantada e os membros anteriores unidos, como se estivesse rezando.


Seu corpo é adaptado para o mesmo permanecer camuflado na vegetação (Mimetismo, para saber mais veja a matéria Tornando-se Invisível). Sua alimentação consiste em pequenos insetos fazendo sua captura com as longas patas dianteiras funcionando como uma pinça. Por incrível que pareça o louva deus possui cinco olhos.


Dois olhos compostos capazes de acompanhar toda movimentação a sua volta. Os outros três estão localizados na região da testa e sua função é detectar variedade de luminosidade.

Outro fato curioso é que após a reprodução o macho acaba servindo de alimento para a fêmea. Onde ela agarra o macho pelo pescoço e devora sua cabeça, mesmo sem a cabeça o corpo do macho continua atuando para termina a fecundação da fêmea. Esta atitude pode ser vista como uma adaptação da espécie ao ambiente em que vive rodeado de predadores. Uma vez alimentada a fêmea fica escondida de possíveis predadores até a hora de colocar os ovos aumentando as chances de sucesso na perpetuação da espécie.



Isso que eu chamo de entrar de cabeça em uma causa! Bom pessoal ,chegamos ao final de mais uma matéria espero que tenha gostado ! Aqui vai um vídeo do acasalamento do louva deus . 







As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes:
http://www.ninha.bio.br/biologia/louva-deus.html
http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/um-inseto-muito-curioso--o-louva-a-deus.html