Translate

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

A maior teia do mundo !


As aranhas conseguiram a fama de seres repugnantes e perigosos, mas se você olhar com mais cuidado verá a beleza escondida onde nunca imaginou. As aranhas são conhecidas pelas teias milimetricamente construídas causando perplexidade em muitas pessoas. Hoje vamos conhecer uma aranha que ficou muito conhecida por produzir a maior e mais forte teia do mundo.

A aranha casca de Darwin (Caerostris darwini ) sua teia é duas vezes mais forte que as teias de todas as outras aranhas e 10 vezes mais resistente que o kevlar, substância utilizada para confecção de coletes à prova de balas.
Além do material forte que produzem, essas aranhas são consideradas predadores muito espertos e procuram montar suas teias em nunca pensado, como sobre rios e lagos. Suas teias nesses locais podem chegar a 25 metros de uma extremidade a outra. Para atingir tal feito a aranha não conseguiria atravessar o rio a nado, então ela lança suas teias de um ponto alto e a favor do vento. Quando lançada a teia de divide em várias linhas. Essas linhas servirão como uma ponte entre os locais que sustentarão a teia nas margens dos rios ou dos lagos.

Quando a teia se fixa na outra extremidade do rio a aranha começa a andar pela teia reforçando para que começar a construir sua obra de arte. Feito o reforço ela começa a construir uma teia circula no centro do rio. Curiosamente e diferentemente de outras espécies, os fios iniciais não farão parte área central da teia, ou seja, elas servem somente para a estrutura inicial de forma que, após isso, as aranhas constroem uma nova malha de teias.


As aranhas casca de Darwin podem ser encontradas nas ilhas de Madagascar. E acredite se quiser, essas aranhas podem chegar a medir até 3 centímetros. E é o que mais intriga os cientistas, como uma aranha do tamanho de uma unha consegue produzir 25 metros de teia e ainda ter reserva para construir sua teia circular.


Chegamos ao final de mais uma matéria, mas não vamos embora sem deixar um bônus para vocês.



As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes :

http://www.megacurioso.com.br/animais-sinistros/75363-voce-conhece-a-aranha-que-faz-a-maior-e-mais-forte-teia-do-mundo.htm

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151202_vert_earth_aranha_teia_maior_do_mundo_rw

https://www.estudokids.com.br/conheca-a-aranha-que-faz-a-maior-e-mais-forte-teia-do-mundo/

http://hypescience.com/cientistas-descobrem-a-maior-e-mais-forte-teia-de-aranha/

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Iguanas

No mundo existem vários animais domésticos a disposição, mas se você gostaria de algo mais fora do comum uma iguana como animal de estimação não seria uma ideia muito ruim. Esses animais são praticamente inofensivos, muito dóceis e fácil de lidar. Hoje vamos conhecer um pouco mais desse belo animal.

As iguanas podem ser encontradas no Norte do Brasil e em quase todos os países da América central, bem como nas florestas tropicais espalhadas pelo mundo. Podem atingir a incríveis 1,80 metros dependendo de cada espécie. Sua alimentação consiste de vegetação marinha, frutas e flores. Elas também são excelentes mergulhadoras podendo atingir uma profundidade considerável em busca das algas marinhas.

Iguanas fêmeas costumam depositar ovos, que têm a casca mole, na areia ou embaixo de folhas secas. A temperatura em que os ovos são mantidos define o sexo dos filhotes. A definição do sexo pela temperatura acontece em todo o grupo dos repteis e também nas tartarugas. Normalmente, iguanas machos nascem dos ovos que ficam depositados na parte de baixo do ninho, que é mais quente, e as fêmeas nascem dos ovos que estão mais acima onde é mais frio.

Dentre as espécies de iguana, as iguanas das ilhas de galápagos são as mais incríveis segundo alguns cientistas. Isso porque é a única espécie que se alimenta dentro do mar. A forma com que elas se adaptaram ao ambiente a torna uma sobrevivente muito capacitada.
A iguana marinha da ilha Galápagos vive em colônias em zonas rochosas da beira-mar, geralmente perto das arrebentações. Algumas podem ser avistadas a cerca de 80 metros acima do mar, mas normalmente ficam próximas da água. Fora do mar, permanecem ao sol, esquentando o corpo e retirando o sal por meio de sua saliva, dando a impressão que estão cuspindo água.

Agora eu deixo um vídeo espetacular desse animal. A iguana está tentando escapar de uma cobra na beira da praia, mas essa cobra não enxerga muito bem, em compensação ele se orienta através do movimento da presa. Muito bem assim que a iguana acha que escapou ela caiu em uma armadilha muito pior, isso porque entre as rochas da praia existem outras centenas de cobra que captaram o movimento. Assista ao vídeo e veja se nossa amiga consegue escapar do seu cruel destino.







As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes :

http://www.curtoecurioso.com/2015/04/9-incriveis-curiosidades-sobre-iguanas.html

http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/conheca-iguana-marinha-da-ilha-galapagos/