Translate

quinta-feira, 26 de março de 2015

Einstein Enganado ?

Segundo Einstein um dos maiores físicos do mundo, o buraco negro que seria uma estrela que sofreu um colapso a ponto de se torna tão densa, onde nem mesmo a luz escaparia de sua atração, era algo tão absurdo que nunca poderia existir. Embora seus estudos e equações indicando tal possibilidade, para ele era improvável que a natureza permitisse tais objetos,o mais estranho era a gravidade se impondo a forças mais poderosas.


http://curioso.ig.com.br/index.php/category/invencoes/page/2/



O tema só começou a ser debatido fervorosamente a partir da década de 60 com os avanços nas ferramentas para investigação espacial, com o uso de telescópio baseados em raios X e ondas de rádio.

Foi constatado que a maioria das galáxias em seu núcleo possui uma concentração de estrelas, gás e poeira e em seu eixo caótico existe um objeto tão maciço e compacto com uma força gravitacional tremenda, podendo ser medida de todos os jeitos, chegando sempre à mesma conclusão que se trata de um buraco negro. Na Via Láctea existe um buraco negro que equivale a 4,3 milhões  de vezes o nosso Sol , sendo denominado de Sagittarius A*.


Os buracos negros não surgem como esse tamanho, como algumas pessoas imaginam, seu tamanho cresce à medida que ele vai se alimentando um exemplo desse alimento são as nuvens de gases do espaço. Muitas pessoas também se confundem achando que os buracos negros sugam tudo ao seu redor para dentro de si , o que ocorre é que ele possui uma força extraordinária de atração em relação ao seu tamanho.

Outro assunto que causa confusão quanto a buracos negros é o tempo, Einstein descobriu que o tempo é afetado pela força da gravidade. Você pode fazer o seguinte teste, coloque alguns relógios no andar mais alto de um prédio e no ponto mais próximo da terra em relação ao prédio, os relógios no alto do prédio irão funcionar em ritmos diferentes, enquanto que os relógios no ponto mais próximo da terra que possuiu uma maior força gravitacional, vão andar de maneira mais lenta.Você nunca vai notar essa diferença por ela ser muito pequena chegando a ser um bilionésimo de segundo em alguns casos. Contudo o tempo próximo da extremidade do buraco negro sem atravessá-lo é surpreendente ,cada minuto passado ali equivale a mil anos na terra.

Bom chegamos ao final de mais assunto espero que tenham gostado do tema escolhido, e voltem sempre espero contribuir de alguma forma para o apredizado de vocês. 

As informações para elaboração deste texto foi retirada da Revista  da National Geographic Brasil Edição de Maço de 2014 ,Autor Michael Finkel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário