Translate

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Ave Venenosa

    Sim você não leu errado , apesar de ser algo incomum existem algumas espécies de ave do gênero Pitohui que possui veneno em suas penas e pele.É a primeira ave venenosa a ser descoberta no mundo da ciência,sendo encontrado nas florestas da Nova Guiné . Essa ave possui uma toxina denominada homobatracotoxinacom a capacidade de provocar paralisia no corpo incluindo os músculos do coração podendo levar à morte. Mas fique tranquilo o Pitohui não é um animal peçonhento(Para saber a diferença entre venenoso e peçonhento ,leia a primeira matéria do blog) ,ele usa o veneno somente para se alimentar e se defender  de predadores. Você deve estar se perguntando como essa ave conseguiu essa fama de venenosa, uma explicação pode ser encontrada em sua alimentação.
  O Pitohui se alimenta principalmente de besouros da família Melyridae, que possuem essa mesma substância toxica.Quando se alimenta destes besouros a toxina é absorvida pelo corpo e usada posteriormente para sua defesa ou alimentação .O Pitohui não é o único animal que tem essa estratégia de usar substâncias toxicas de animais ingeridos na alimentação , sapos Dendrobatidae que se alimenta de insetos tem na sua dieta principalmente formigas que produzem alcaloides, mas diferente do Pitohui os sapos usam essa substância apenas para sua defesa contra predadores. 
  O Pitohui tem uma coloração forte, servindo de aviso para os seus predadores "dizendo" que não é uma boa ideia tentar ingeri-lo.Essa coloração é denominada de aposemática para saber mais leia a matéria Tornando-se Invisível. Mas não se preocupe apenas algumas espécies deste pássaro que são venenosas, normalmente as aves que apresentam coloração mais escuras são mais perigosas.Olhem o nosso amigo mortal aqui:































Agora que vocês já sabem de sua existência quando estiverem na Nova Guiné e toparem com esse belo animal é melhor correr.Espero que tenham gostado pessoal.

As informações para construção desta materia foram retiradas do Site planetasustentável.abril.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário