Translate

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Panda vermelho

O panda vermelho (Ailurus fulgens) conhecido popularmente como panda-pequeno e raposa-de-fogo é um mamífero de pequeno porte com hábitos arborícolas,pertence ao gênero Ailurus. São encontrados nas regiões do Himalaia e sul da china onde há florestas temperadas e bambuzais.

Eles possuem uma coloração avermelhada e uma cauda comprida,características que fazem as pessoas se lembrarem de uma raposa. Bem como o panda gigante,o panda vermelho possui um osso do pulso modificado servindo como sexto dedo. Seu comprimento varia entre 50 e 64cm e sua cauda pode chegar a 59cm.


Sua dieta é composta quase que exclusivamente de bambu.Como o bambu não possui muitos nutrientes,o panda vermelho fica ativo apenas em algumas partes do dia e possui um metabolismo lento, diminuindo o gasto de energia. Como não consegue todos os nutrientes com o bambu,ele se alimenta de raízes,frutas,pequenos lagartos,aves e ovos. O panda vermelho precisa consumir uma quantidade enorme de bambu,uma vez que não é capaz de digerir a celulose da planta.


O panda vermelho possui um hábito arborícola,é muito desajeitado no solo,sendo muito mais ágil nas árvores, onde utiliza a cauda para se equilibrar mesmo ela não sendo preênsil. O panda vermelho é muito sensível a mudanças de temperaturas não tolerando temperaturas acima de 25°C. Como são sensíveis a temperaturas,costumam dormir nas horas mais quentes do dia.

Na época de reprodução o acasalamento ocorre no solo,mas a fêmea da à luz aos filhotes em árvores ocas ou fendas de rochas. O panda vermelho está seriamente ameaçado de extinção devido a exploração do seu habitat.

Bom pessoal,chegamos ao final de mais uma matéria,espero que tenham gostado.

As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes:

http://www.terraselvagem.com/animais/mamiferos/panda-vermelho/
http://www.ecologia.info/panda.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário