Translate

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Pequeno mas Perigoso !

Autor : Ygor Tiago
Revisão final : Fabiana Rocha Silva

O mar com certeza é um lugar belo, mas não se deixem enganar, nele também encontramos animais perigosos e venenosos. Hoje vamos conhecer um exemplar destes animais com um tamanho máximo de uma bola de golfe, mas seu veneno pode matar um homem em 30 minutos.



O polvo de anéis azuis pertence ao gênero Hapalochlaena e pode ser encontrado em piscinas rasas e corais nos mares da Austrália, sendo considerado um dos animais peçonhentos mais mortais do planeta terra. 



Os polvos possuem um sistema de camuflagem muito eficiente não sendo diferente com o polvo de anéis azuis. Em repouso, o polvo tende a se camuflar para que seja difícil sua visualização, por parte dos seus predadores, e por parte de sua presa,para que não tenha tempo de escapar.



Quando perturbado e se sentindo ameaçado o polvo exibe em todo o seu corpo anéis azuis brilhantes, servindo de aviso que ele não está ali para brincadeira. Normalmente, animais que possuem alguma substância tóxica exibem padrões de colorações fortes como um sinal de alerta para outros animais.


O polvo de anéis azuis não é agressivo e prefere evitar um confronto direto com qualquer animal. Quando sente que não pode fugir e o confronto se torna inevitável, ejeta um veneno que causa paralisia, conseguindo assim uma chance para fugir. O seu ciclo de vida é em torno de 7 meses, atingindo a maioridade sexual aos 4 meses. Sua alimentação consiste de pequenos camarões e caranguejos e se alimenta durante o dia. Após o acasalamento, o macho morre.

Aqui vai um vídeo do nosso amigo aproveitem !!




Pessoal chegamos ao final de mais uma matéria espero que tenham gostado.








As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes:

https://www.terraselvagem.com/invertebrados/polvo-de-aneis-azuis-do-sul/

http://mundomarinhobr.blogspot.com.br/2012/01/polvo-de-aneis-azuis.html

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Parece cobra, mas não é !!

Os animais possuem venenos e toxinas que são usadas para sua defesa contra predadores. Mas existem animais que não têm tanta "sorte" assim e não possuem nada além da "inteligência", como uma poderosa arma a seu favor. Hoje, vamos conhecer uma lagarta que mimetiza a aparência de uma cobra.





















As lagartas do gênero Hemeroplanes são conhecidas popularmente como lagartas-cobras. Isso se deve a sua aparência, onde muitos a confundem como sendo uma verdadeira cobra. São encontradas facilmente na America Central.


Sua aparência normalmente não é tão assustadora, mas quando se sente ameaçada seu corpo muda de cor e ela passa a imitar incrivelmente uma cobra, até mesmo executando ataques falsos, uma vez que a lagarta não possui veneno. Essa característica lhe dá grande vantagem em seu habitat, já que os predadores vão pensar duas vezes antes de tentar capturá-la.


Bom pessoal chegamos ao final de mais uma matéria, espero que tenham gostado.




As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes :

http://biologiavida-oficial.blogspot.com.br/2014/06/Hemeroplanes.html

http://tosqueira.album.uol.com.br/top-10-animais-estranhos-e-raros/10867748

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Barata que brilha no escuro

O mundo é maior do que muitos imaginam. E hoje, especificamente, será menos adorável para aquelas pessoas que não gostam de baratas. Vou apresentar a vocês a primeira barata descoberta  na América do Sul que é capaz de gerar uma bioluminescência e brilhar no escuro.

barata Lucihormetica luckae pode ser encontrada no Equador nas encostas de vulcões e, foi descoberta por cientistas europeus. Os cientistas chegaram a conclusão que a Lucihormetica luckae usa a bioluminescência exclusivamente para defesa contra predadores, uma vez que não foi encontrado nenhum componente tóxico em seu corpo. Imitando uma espécie de besouro que é encontrada na região que também possui bioluminescência e algumas toxinas.



Com essa imitação a barata Lucihormetica luckae evita a predação, já que o predador irá evitá--la pensando se tratar do besouro que possui toxinas. A descoberta deste incrível animal se torna ainda mais importante uma vez que não se tem conhecimento de uma espécie que usa a bioluminescência exclusivamente para defesa. 



A luz gerada pela Lucihormetica luckae é graças a bactérias específicas que se encontram em três áreas da cabeça e um ponto do seu lado direito. Sendo este tipo de geração de luz muito raro em animais terrestres.


Pessoal chegamos ao final de mais uma matéria, espero que tenham gostado.



As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes:

http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/3985-tem-medo-de-barata-conheca-a-incrivel-especie-que-brilha-no-escuro-para-afugentar-predadores.html

http://info.abril.com.br/noticias/blogs/planetaverde/animais-2/voce-ja-viu-uma-barata-que-brilha-no-escuro/

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Cobra inteligente ?

Bem, vamos ao que interessa! Como de costume, irei mostrar mais um belo animal que muitos sequer sabiam de sua existência, e que possui uma tática para conseguir se alimentar muito eficaz. Estou falando da cobra rabo de aranha. O nome parece meio louco , eu sei, mas vocês vão entender o porquê.


A cobra rabo de aranha(urarachnoides Pseudocerastes) é endêmica da região do Irã e possui um visual extremamente sinistro, o que deixaria muitas pessoas com certo receio da cobra. Mas já que a aparência assustadora não é o bastante, ela possui uma cauda muito diferente e única entre as serpentes.

A sua cauda se assemelha muito com uma aranha. A cobra posiciona sua cauda e a agita tentando atrair uma presa desavisada para perto. Quando uma ave que se alimenta de insetos é atraída pela "falsa aranha" e percebe que se trata de uma armadilha, já é tarde demais, a cobra acaba por ganhar uma refeição sem grandes esforços.


Experimentos foram realizados em laboratórios, onde se colocou uma galinha no recinto da cobra e a mesma se confundiu e acabou bicando o rabo da cobra, mas ao bicar, a cobra puxou o rabo para perto da cabeça e em menos de meio segundo abocanhou a cabeça da galinha. Um segundo experimento foi realizado com um pardal e se chegou ao mesmo resultado.


Muito fascinante a estratégia desta serpente, não acham? Bom, por ser endêmica do Irã, podem ficar despreocupados se acham que podem topar com essa belezura aqui no Brasil. 

Chegamos ao final de mais uma matéria e espero que tenham gostado, se ficaram curiosos e acham que não tem como alguém cair na armadilha deixo dois videos para tirarem suas propiás conclusões.







As informações para elaboração desta materia foram retiradas das seguintes fontes :

http://www.mdig.com.br/index.php?itemid=33762

http://npabombeiro.blogspot.com.br/2014/07/a-cobra-com-cauda-em-forma-de-aranha.html