Translate

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Barata que brilha no escuro

O mundo é maior do que muitos imaginam. E hoje, especificamente, será menos adorável para aquelas pessoas que não gostam de baratas. Vou apresentar a vocês a primeira barata descoberta  na América do Sul que é capaz de gerar uma bioluminescência e brilhar no escuro.

barata Lucihormetica luckae pode ser encontrada no Equador nas encostas de vulcões e, foi descoberta por cientistas europeus. Os cientistas chegaram a conclusão que a Lucihormetica luckae usa a bioluminescência exclusivamente para defesa contra predadores, uma vez que não foi encontrado nenhum componente tóxico em seu corpo. Imitando uma espécie de besouro que é encontrada na região que também possui bioluminescência e algumas toxinas.



Com essa imitação a barata Lucihormetica luckae evita a predação, já que o predador irá evitá--la pensando se tratar do besouro que possui toxinas. A descoberta deste incrível animal se torna ainda mais importante uma vez que não se tem conhecimento de uma espécie que usa a bioluminescência exclusivamente para defesa. 



A luz gerada pela Lucihormetica luckae é graças a bactérias específicas que se encontram em três áreas da cabeça e um ponto do seu lado direito. Sendo este tipo de geração de luz muito raro em animais terrestres.


Pessoal chegamos ao final de mais uma matéria, espero que tenham gostado.



As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes:

http://www.jornalciencia.com/meio-ambiente/animais/3985-tem-medo-de-barata-conheca-a-incrivel-especie-que-brilha-no-escuro-para-afugentar-predadores.html

http://info.abril.com.br/noticias/blogs/planetaverde/animais-2/voce-ja-viu-uma-barata-que-brilha-no-escuro/

Nenhum comentário:

Postar um comentário