Translate

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

O lado sombrio da mutação


Tal como acontece com os seres humanos, os animais também podem sofrer de mutações. São essas mutações que permitem a evolução das espécies, mas que também pode levar uma espécie a desaparecer completamente. Hoje veremos algumas destas mutações.

 Uma cobra que nasceu com duas cabeças. Além de ter duas cabeças, essa cobra albina tem órgãos masculinos e femininos. O animal viveu durante oito anos superando as expectativas dos cientistas. Há relatos de que a cobra tentava se mover em duas direções diferentes ao mesmo tempo e também de que as duas cabeças brigavam entre si por comida.


Sapos mutantes não é raro de se encontrar, agora um sapo com três cabeças não se vê todo dia. Na época, os biólogos disseram que, apesar de sapos mutantes terem sido relatados por cerca de 200 anos, um com três cabeças e seis patas é totalmente inédito. A mutação pode ter sido causada por parasitas, poluição ou alteração genética. Algumas pessoas acreditam que a mutação é um efeito colateral da usina nuclear desativada de Hinkley no Reino Unido, que fica a 19 quilômetros de distância do local onde o bicho foi encontrado.


O porquinho de duas cabeças, dois focinhos, duas orelhas e três olhos. O olho do meio é cego e onde as duas cabeças se encontram. Apenas um dos focinhos era funcional. Durante toda a sua vida, teve problemas para caminhar e tinha que usar um andador especial para se locomover. Ele tinha apenas começado a aprender a usar suas duas patas dianteiras quando morreu em 1998, apenas dois meses após chegar ao abrigo do grupo de resgate.



Kenny, é um tigre branco albino, foi o primeiro de sua espécie a nascer com uma falha cromossômica que resultou em uma síndrome similar à de Down. Ele foi resgatado de um cativeiro clandestino, onde o dono estava fazendo cruzamento entre animais irmãos, o que provavelmente causou a mutação de Kenny. Além da deficiência mental causada pela alteração cromossômica, Kenny também tinha o focinho mais curto e achatado, olhos afastados, cabeça mais larga e dentição deformada. Infelizmente, Kenny morreu de câncer em 2008.


Chegamos ao final de mais uma matéria espero que tenham gostado.As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes :

http://www.megacurioso.com.br/animais/45509-conheca-as-mutacoes-em-animais-mais-estranhas-que-voce-ja-viu.htm

http://www.gadoo.com.br/entretenimento/15-animais-que-sofreram-mutacoes-geneticas-raras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário