Translate

segunda-feira, 13 de março de 2017

Eu vi cogumelos !

Autor : Ygor Tiago

Revisão final : Fabiana Rocha


Hoje vamos saber um pouco mais sobre um mundo muito conhecido, mas pouco apreciado. É fato que poucas pessoas possuem um grande afeto por fungos, mas o que eles não sabem é a incrível diversidade que se pode encontrar tanto em diferentes formas como em diferentes cores nesse mundo. Mostraremos alguns dos mais “bizarros” e espetaculares fungos  do mundo.


 Começamos pelo Gyromitra esculenta conhecido como cogumelo cérebro. É encontrado pela Europa e por partes dos Estados Unidos,  pode chegar a 10cm de altura e 15cm de largura. Apesar de ser fatal se for ingerido cru, ele é vendido e usado em omeletes e sopas. Apesar disso, pesquisas recentes apontam que seu consumo não é seguro nem quando o cogumelo é cozido.


O Hydnellum peckii conhecido por dente sangrento ao meu ver é um dos mais espetaculares desta lista. O nome se da por sua aparência peculiar, gotas de “sangue” que aparecem em sua superfície. É encontrado comumente na América do Norte, na Europa e já foi visto em partes da Ásia. O sangue é uma espécie de seiva que sai dos poros do próprio cogumelo que atrai insetos.


O Entoloma hochstetteri é encontrado na Índia e na Nova Zelândia e eles são facilmente identificáveis por sua belíssima cor. O Entoloma não é comestível, mas não se sabe se é fatal para nós. A espécie é tão famosa na Nova Zelândia que aparece nos selos e nas notas de dinheiro do país.


O Mycena chlorophos parece aqui no Brasil, assim como no Japão. Como você pode ver, ele irradia um brilho verde incrível. Normalmente aparecem na base de florestas no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (Petar), em São Paulo.


E para fechar a lista o cogumelo mais famoso do mundo, o Amanita muscaria, esse você deve conhecer de sua participação feita no jogo do Mario. Apesar de ser muito bonito ele é venenoso e pode provocar dependência química, por suas propriedades psicoativas. Há várias espécies de Amanita e, apesar da mais famosa ser a vermelha, há outras com diferentes cores de “chapéu”.







As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes :


http://hypescience.com/os-10-cogumelos-mais-incriveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário