Translate

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

O Spider-man da vida selvagem

Hoje falaremos de um animal com uma característica bem peculiar no mundo selvagem. Vocês acham que super-herói só existe no cinema e nos quadrinhos está totalmente enganado depois de ler essa matéria.  Conheceremos o “Lagarto-aranha” (Agama mwanzae).
O Agama mwanzae é originário da África, podendo ser encontrado no Quênia, Tanzânia e Ruanda. Aparentemente essa espécie não está ameaçada de extinção, podendo até mesmo ser adquirida em pets-shops por todo o mundo.

Sua fama se dá pela coloração viva que somente os machos possuem tendo a cabeça, pescoço, e ombros com uma coloração vermelho ou violeta brilhante, com o restante do corpo de azul escuro, enquanto as fêmeas possuem uma coloração marrom em todo o corpo. Seu apelido de “Lagarto-aranha” vem da comparação com o herói da Marvel comics Homem-Aranha, onde seu uniforme possui as mesmas cores do nosso amigo Lagarto. Durante a noite ou quando ameaçado pode mudar sua cor para marrom.

O Agama mwanzae pode chegar até 30 cm de comprimento, sua alimentação consiste em pequenos insetos. Sua reprodução ocorre nos períodos de chuvas, podendo se reproduzir em outras épocas do ano. A fêmea desova de 5 a 7 ovos incubando em buracos de 5cm. Depois da eclosão os filhotes podem ficar solitários por 2 meses, podendo ficar depois em um grupo com um macho dominante por 4 meses.

Mesmo não podendo soltar teias, o “Largato-aranha” pode correr comente com as patas traseiras e escalar paredes como nosso amigo da vizinhança Homem-Aranha. Podem ser criados em cativeiros se tornando dóceis com a alimentação constante, mas com estruturas que permitam sua regulagem de temperatura corporal. 




As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes :

http://incrivelterra.blogspot.com/2013/03/agama-mwanzae-o-lagarto-aranha-do-quenia.html

http://zoovirtualbr.blogspot.com/2010/04/lagarto-aranha.html

https://essaseoutras.com.br/lagarto-agama-mwanzae-tudo-sobre-habitat-alimentacao-cores-e-fotos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário