O maior besouro do mundo se encontra aqui na America do sul, para ser mais especifico na região norte do Brasil ,Colômbia,Bolívia,Equador,Peru e Guianas.Nosso amigo aqui pertence à família dos Cerambicídeos, uma característica em comum destes animais são as antenas maiores que a cabeça.Esse nosso amigo pode chegar a medir 17cm de comprimento, apesar de seu tamanho imponente, de possuir mandíbulas grandes e fortes, capazes de partir ao meio um lápis de madeira e de possuir alguns espinhos afiados, eles são extremamente inofensivos para o ser humano, pode ficar despreocupado.
|
Titanus giganteus |
O curioso é que as larvas deste nosso amigo são extremamente difíceis de ser achar apesar de seu tamanho avantajado ,alguns cientistas acreditam que a larva do titã tem em media 30 cm de comprimento e 5 cm de diâmetro, esse tamanho foi estimado quando compararam grandes furos encontrados em arvores mortas, provavelmente servindo de refugio para a larva que se alimenta da madeira em decomposição, e passa a maior parte da sua vida no subsolo até se tornar adulta e mudar sua forma. Uma coisa incrível que você só encontra na natureza é que os machos deste besouro não se alimentam durante sua fase adulta,mas como ele faz então para sobreviver e voar ,você pode me perguntar.
|
Titanus giganteus |
Bem obviamente que ele gasta energia toda vez que voa ,mas essa energia que ele necessita vem da reserva que ele acumulou durante sua fase de pupa, e ela é usada tempo suficiente para que ele encontre uma parceira e se reproduza. Por causa do seu tamanho o titã não consegue alçar voa diretamente do chão ,para isso ele precisa subir em uma árvore e se jogar lá de cima,para que possa bater suas asas com alguma eficiência. É a natureza sempre dando um jeito para resolver um probleminha.
Chegamos ao final de mais uma matéria ,espero que tenham gostado.Se você tem um assunto que acha interessante dentro do mundo da biologia e gostaria de ve-lo aqui no blog deixe nos comentários.
As informações para elaboração desta matéria foram retiradas a partir do site :
http://www.nhm.ac.uk/nature-online/species-of-the-day/biodiversity/loss-of-habitat/titanus-giganteus/