Translate

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Zumbis Existem !!!

O apocalipse zumbi já existe há muito tempo, só você que não notou ainda. Existe um grupo de fungos que tem a capacidade de "tomar o controle da mente" de insetos das mais diversas ordens, podendo ser formigas, vespas, mariposas, gafanhotos, entre outros. O cordyceps sp. pertence ao grupo dos ascomicetos.Tendo cerca de 400 espécies já descritas. Aquilo que não mata, deixa o animal mais forte, essa frase tem pouco efeito quando se trata deste fungo.



Formiga após infecção do fungo.
Quando um inseto entra em contato com o fungo através de esporos é imediatamente infectado.A partir daí, o fungo começa a tomar o controle do inseto, se desenvolvendo dentro do corpo. Esse fungo é tão extraordinário que é quase impossível detê-lo, por exemplo, quando uma formiga é infectada enquanto procura alimento, na sua volta para o formigueiro, acontece que assim que as outras formigas percebem a infecção, tratam logo de expulsar a formiga do formigueiro, para não comprometer o resto da colônia.



Mariposa infectada

Depois de infectado e tomado o controle, o inseto começar a agir como um zumbi, obedecendo aos estímulos transmitidos pelo parasita antes deste causar sua morte. Algumas espécies do fungo são capazes de afetar o comportamento dos insetos de tal forma, que  alguns insetos como  formigas, são levadas a subir em plantas de diversos tamanhos e se fixar antes de sua morte, garantindo um ambiente com temperatura e umidade perfeitas para o desenvolvimento do fungo.Após se fixar o inseto infectado morre e depois de alguns dias de desenvolvimento do fungo, começa a emergir do corpo do inseto uma estrutura de reprodução do fungo denominada ascocarpo.





Demora cerca de nove dias para a formiga morrer após ser atacada pelo Cordyceps. Cada espécie deste fungo só parasita um única espécie de inseto. Então existem muitas outras espécies deste fungo que podemos não conhecer ainda. 
E como as pobres formigas poderiam combater esse inimigo tão letal? A força de vontade das formigas venceu, assim os Cordyceps estão sendo contra-atacados por uma nova espécie de fungo. Além disso, cientistas americanos passaram a encontrar um grande número de formigas capazes de sobreviver ao ataque do Cordyceps apesar de machucadas. Sabe-se que colônias atacadas geralmente instituem uma lei de escovação em todas as formigas, para identificar possíveis vítimas e potencialmente remover fungos e micróbios em estados iniciais de desenvolvimento. 

Aranha infectada pelo fungo
O segundo atacante é um fungo branco, Tremella fuciformis, que "à procura de seu próprio lanche, acha que a formiga morta é algo bom para comer, juntamente com o fungo que está comendo a formiga", afirmou David Hughes, biólogo especialista em doenças da Universidade do Estado da Pensilvânia e um dos autores do estudo.


Formiga infectada pelo fungo
"Pensando na colônia, isso é algo positivo para as formigas", afirmou o cientista. "O inimigo do inimigo é um amigo." Esse ataque evita que os esporos do fungo se espalhem e infectem outras formigas da colônia, afirmou Hughes.
Ele e seus colegas estudaram as formigas carpinteiras que habitam as florestas tropicais brasileira e do sul da Tailândia. Há mais de mil espécies de formigas carpinteiras em todo o mundo.
Se gostaram vejam esse vídeo da BBC que mostra como esse fungo age realmente.Coisa de outro mundo ,parece até filme de alienígena.


Pessoal espero que tenham gostado, e se tiver algo que vocês gostariam de ver aqui no blog deixe nos comentários. 
As informações para elaboração desta matéria foram retiradas a partir do site:

Nenhum comentário:

Postar um comentário