Quando olhamos para as estrelas vemos seu passado.Esta frase não está errada. Algumas estrelas estão a uma distância tão grande que ficaria difícil mensurar essa distância em Km ,e o brilho destas estrelas também demora para chegar na terra, essas estrelas e muitos outros astros estão a anos luz da nossa querida terra.Um objeto no espaço só pode ser visualizado se emitir luz, ou se for fonte de luz.O tempo que a luz leva para percorrer, entre os objetos e o nosso olho faz com que tudo que vemos no espaço esteja no passado. Por exemplo o Sol que seria a estrela mais próxima da terra esta a 150 milhões de Km, a luz emitida por ele demora 8 minutos para se chegar a terra, ou seja, se olharmos para o Sol agora estaremos vendo como ele era a 8 minutos atrás e não como ele é nesse exato momento.Se ele desaparecesse só perceberíamos 8 minutos depois do seu desaparecimento.
Quando se trata de estrelas longínquas, estrelas que são vista a noite ,essas podem estar a anos-luz daqui, se ela estiver a 100 anos-luz , você estará olhando como ele era no ano de 1915.Algumas estrelas que vemos a noite já não existem mais,mas por causa da sua distância, a luz da sua explosão ainda não chegou a terra.Um exemplo disto é a estrela betegeuse que está no fim de seus dias,ela está a 650 anos-luz da Terra e marca o ombro direito da constelação de órion, é uma estrela muito antiga que já foi mais luminosa que o Sol.Alguns cientistas afirmam que quando ela explodir e a luz desta explosão chegar a terra teremos 24hrs de dia ,pelo fato de ser uma luz tão forte que os dois lados do planeta ficaram iluminados.Durante meses ela ficara visível inclusive durante o dia. Conseguem imaginar ?
Bom enquanto nosso pobre órion não fica sem seu ombro vamos apreciar essa constelação por que daqui a 100 mil anos podemos não te-la mais entre nós. E lembre-se pessoal cuidado ao oferecer o céu a alguém que você ame ,por que ele pode pertencer a outra pessoa do seu passado. Espero que tenham gostado .Até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário