Translate

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Animal satânico ?

Autor : Ygor Tiago
Revisão final : Fabiana Rocha Silva

Não é o mais forte que sobrevive e sim ... Quase todos já ouviram essa frase, mas são poucos que realmente acreditam que ela possa ser verdade se interpretada corretamente. Mas de uma coisa não há duvida a evolução existe com todos os seus mínimos detalhes como escrito e falado por Charles Darwin.

Hoje vamos conhecer um animal que se não for produto da evolução para os que estão lendo está matéria, será mais uma prova, como muitas outras já descobertas. Além de ser um belo animal. Estou falando da lagartixa satânica que pode ser encontrada na ilha de Madagascar.


A lagartixa satânica pertence ao gênero Uroplatus e são endêmicas de Madagascar, ou seja, só podem ser encontradas nesta ilha. Possui hábitos noturnos, mas do pouco que se sabe sobre sua alimentação acredita-se que seja a base de pequenos insetos, porém em laboratórios a lagartixa se alimentou inclusive de pequenos roedores.

Mas nem tudo são flores para nossa amiguinha, na natureza ela possui vários predadores incluindo aves, serpentes e roedores. Não pensem que ela ganhou esse nome popular atoa! Quando fugir não é uma opção ao se deparar com algum predador a lagartixa o encara abrindo a boca ao máximo, além de gritar e mostra a língua em uma tentativa de intimidação, podendo até morder seu predador. A lagartixa é temida inclusive pelos moradores locais. 

Quando a intimidação não funciona ela tenta confundir o predador agitando a cauda. Sua última forma de evitar a predação é saltar para galhos vizinhos na tentativa de chegar ao chão.


Para evitar esse tipo de situação a camuflagem da lagartixa se torna essencial. Durante o dia algumas lagartixas passam o dia penduradas imóveis em meio a folhas mortas. Outras espécies achatam seu corpo em troncos de árvores com musgos ou galhos, passando desapercebidas até mesmo em fotografias, sendo uma boa estrátegia para despistar predadores que dependem da visão.





























Uma prova de que a evolução existe é a lagartixa satânica, mas não achem que essa ferramenta incrível que é a sua camuflagem passou a existir em um passe de mágica. Foi preciso milhares de anos para se chegar nesse resultado. Sempre que uma lagartixa ao nascer se parecesse mais com o ambiente em que vive, maior são as suas chances de sobreviver e passar essa característica aos seus descendentes.















Pessoal chegamos ao final de mais uma matéria, espero que tenham gostado.






As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes :

http://hypescience.com/lagartixa-da-ilha-de-madagascar-apresenta-camuflagem-surpreendente/

http://climatologiageografica.com.br/mundo-animal-lagartixa-satanica-rabo-de-folha/

http://zoologicovirtualdokoba.blogspot.com.br/2014/06/lagartixa-satanica-cauda-de-folha.html




Nenhum comentário:

Postar um comentário