Translate

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Raposa do Ártico

Autor : Ygor Tiago

Revisão final : Fabiana Rocha

Pense em um animal todo peludo e fofinho, com certeza a raposa do ártico se encaixa nessa descrição, mas não se enganem com sua fofura. A raposa do Ártico pode ser encontrada em regiões Árticas do Hemisfério Norte, conhecida também por outros nomes populares como raposa da neve e raposa branca. Devido ao ambiente que vive, possui uma grossa camada de pelagem que evita a perda de calor excessiva.Durante o verão, a pelagem adquire uma cor marrom, já no inverno ela é branca e triplica sua espessura, permitindo que se camuflem ao ambiente e possam tirar vantagem na hora da caça e fuga de predadores.



A raposa do ártico possui um pequeno corpo geralmente arredondado, orelhas e focinho curtos fazendo com que menos áreas de seu corpo sejam expostas. Elas se alimentam preferencialmente de pequenos mamíferos, mas também podem comer insetos, frutas e animais mortos. Sua audição é aguçada, localizando facilmente presas que se encontram debaixo da neve.





Quando a raposa encontra uma presa ela dá um "soco" na neve para que possa capturar a presa.Outra estratégia da raposa é se fingir de morta no meio da neve atraindo a atenção de aves e outros animais que ao se aproximarem acabam sendo capturados. Para sobreviver ao inverno, durante o verão a raposa armazena comida para se alimentar na época em que os alimentos se tornam escassos.



A raposa do ártico é monogâmica e os casais permanecem juntos até o fim da vida. O número de filhotes pode variar de acordo com a disponibilidade de comida podendo chegar a 20 filhotes, mas geralmente gira em torno de 5 a 11 filhotes por acasalamento. Os filhotes ficam em cavernas escavadas pelos pais, essas cavernas podem ter várias entradas e saídas e são utilizadas por várias gerações.



Chegamos ao final da matéria pessoal, espero que tenham gostado! Abaixo tem um pequeno vídeo deste belo animal aproveitem!









As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes :



Nenhum comentário:

Postar um comentário