Translate

domingo, 20 de novembro de 2016

Nas profundezas do oceano !

Autor : Ygor Tiago

Revisão final : Fabiana Rocha


O oceano é um lugar que muitas pessoas adoram devido a beleza nele contido. Mas como tudo na vida nem tudo são flores no oceano. Nas profundezas do oceano os animais precisam sobreviver com a pouca luminosidade e a escassa comida que se encontra neste ambiente. Hoje vamos conhecer alguns destes incríveis animais que vivem nas profundezas do oceano.

Melanocetus johnsonii (Peixe- diabo negro)

Muitos de vocês que assistiram procurando Dory e com certeza conheceu nosso belo amigo. Ele vive em profundidades de 5 a 100 mil metros, sendo este um dos motivos para que não seja visto com frequência embora seja encontrado em todo o oceano.
 Como a falta de alimento é grande não atinge grandes tamanhos. A fêmea pode chegar a 18 centímetros enquanto o macho me de apenas 3 centímetros. Uma característica peculiar deste peixe é a do macho morde a barriga da fêmea e parasitar o corpo de sua parceira. Sua estratégia de caça é usar um apêndice bioluminescente bem em frente aos dentes, que atrai as presas para morte certa.


Uranoscopidae (Miracéu)

 Os peixes da família Uranoscopidae vivem nos mares tropicais, sua estratégia de caça é se enterra na areia, deixando para fora só os olhos atentos e a boca, pronta para pegar uma presa distraída. A estratégia é tão perfeita que engana qualquer um até mesmo em fotos.

Lophius piscatorius (Tamboril)
O peixe pode não ser  muito bonito, mas tem carne extremamente saborosa, segundo chefs de cozinha. Ele possui uma cabeça incrivelmente grande para o seu tamanho e sua principal característica é a barbatana dorsal.

Peristedion miniatum
Mais conhecido como Cabrinha-de-chifre. Seu corpo é revestido por várias camadas, como se fossem armaduras, e ao longo do tronco encontram se espinhos pontudos que o ajudam a caçar suas presas.

Idiacanthus atlanticus(Dragão negro)

Encontrado em profundidades de 2000 metros. As fêmeas apresentam apêndices compridos no seu queixo, dentes finos como presas e podem chegar a crescer até aos 40 cm de comprimento. Já os machos não possuem nem dentes, nem os apêndices e apenas crescem até aos 5 cm de comprimento. O peixe-dragão-negro macho também não possui um trato intestinal funcional, como tal não se pode alimentar e só fica vivo o tempo suficiente para acasalar. Acredita-se que o fato do macho não se alimentar é para evitar a competição por alimento.



Bom pessoal a matéria termina aqui, mas os animais vão além dos que foram mostrados aqui, existem muitos outros nas profundezas dos oceanos que talvez vocês venham a conhecer em uma matéria futura.


As informações para elaboração desta matéria foram retiradas das seguintes fontes :


http://diariodebiologia.com/2015/05/assista-imagens-raras-do-mais-famoso-peixe-abissal-nadando-peixe-diabo-negro/

http://hypescience.com/as-20-mais-assustadoras-criaturas-das-profundidades/

http://www.fciencias.com/2015/02/27/peixe-dragao-negro-vida-em-destaque/

Um comentário: